Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estrategica

21/07/2020

Existem três tipos de pesquisa – a mais indicada para cada empresa ou situação será definida de acordo com o problema e os objetivos:

 A Pesquisa Exploratória objetiva um primeiro contato com a situação/objeto em estudo, podendo contribuir para a definição do problema.

Em geral, é usada para gerar hipóteses ou explicações prováveis e para identificar áreas para um estudo mais aprofundado. Um bom exemplo é quando a pesquisa realiza entrevistas em profundidade para compreender melhor a percepção dos consumidores-alvo sobre o mercado e os elementos que influenciam sua compra. Pode ser qualitativa ou quantitativa.

 A Pesquisa Descritiva objetiva descrever situações de mercado a partir de dados primários e/ou secundários. Serve para descrever as características de um determinado grupo, comportamento ou fenômeno, assim como estabelecer relações entre variáveis e testar as hipóteses levantadas. Pode ser qualitativa, mas geralmente se ajusta melhor aos métodos quantitativos.

 A Pesquisa Causal objetiva identificar relacionamentos de causa e efeito entre determinados elementos de marketing, a fim de verificar como um elemento afeta ou influencia o outro. Este tipo de pesquisa exige a aplicação de métodos quantitativos, notadamente, os experimentos. Enquanto os estudos exploratórios e descritivos não exigem a formulação de hipóteses, os estudos causais obrigatoriamente partem de hipóteses pré-estabelecidas.