Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estrategica

21/07/2020

O Bibliotecário aprende a trabalhar com a informação desde o primeiro dia de aula na graduação. Tomamos conhecimento que ela será o nosso objeto de trabalho a partir daquele dia, afinal também nos denominam Profissionais da Informação.


Há vários tipos de informação: a utilitária, para os negócios, para ciência e tecnologia e assim por diante. Desde o ano passado tenho refletido muito sobre a importância da Informação Estratégica nas organizações. Para escrever um projeto para o processo seletivo do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da UFPR precisei estudar sobre o assunto, pois está diretamente ligado a minha proposta de pesquisa. Mas afinal o que é Informação Estratégica?


Mostra-se importante primeiramente caracterizar o que é estratégia. Esse é um termo muito usado na área militar, entretando a partir de 1947 passou a fazer parte do vocabulário da área de gestão de empresas. Foi na década de 70 que o termo recebeu ainda mais destaque. A estratégia é um processo contínuo de definição dos objetivos e diretrizes de uma organização. Consiste no planejamento para alcançar uma diferenciação e até mesmo vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Nesse contexto vale lembrar que para a elaboração e execução de estratégias acertadas, a informação é matéria-prima indispensável. Já apresentei em um outro post o conceito de Informação. Hoje quero focar no significado do termo Informação Estratégica que é aquela que vai de encontro às necessidades do seu usuário, que faz a diferença em um determinado momento e nas mãos de uma pessoa específica para uma ação específica. Consiste na informação precisa, tratada e relevante para o seu usuário.


Informação Estratégica subsidia o processo de tomada de decisão, pois proporciona a a criatividade, originalidade e inovação. Dispor de informação estratégica significa estar munido de subsídios que proporcionarão a comunicação e o debate para chegar ao consenso. Torna-se possível aos tomadores de decisão economizar tempo e fazer escolhas a partir de dados e informações concretos. A informação estratégia sobre o ambientes externo breitling replica fornecida a partir do processo de Inteligência Competitiva, por exemplo, auxilia na identificação das ameaças e oportunidades e quando levada em conta, proporciona vantagem competitiva que fará toda a diferença para o sucesso organizacional.


Meu principal questionamento com relação a esse assunto é se as pessoas que dispõe da informação estratégica sabem como usá-la. Será que a estão aplicando para subsidiar as ações estratégicas do dia-a-dia da organização, e de que forma o fazem?