Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estrategica

21/07/2020

Pesquisas quantitativas

Pesquisa que utiliza questionário estruturado e técnicas estatísticas para análise dos dados. É indicada para a descrição de comportamentos, características e percepções de um determinado público. Também são indicadas para realização de estimativas, testes de hipóteses e construção de indicadores de desempenho.

Entrevistas em profundidade

Técnica de coleta de dados qualitativos que tem por característica um olhar individual, profundo e detalhado sobre os comportamentos, percepções e atitudes dos consumidores. Permite a aplicação de técnicas projetivas e a profunda compreensão do mercado, sob as óticas econômicas, psicológicas e sociais

Grupo focal

Pesquisa qualitativa realizada com grupos de consumidores. Moderada por um pesquisador experiente, a discussão é conduzida para tratar dos temas de interesse do estudo. Além das informações que emergem naturalmente ao longo das discussões, é possível aplicar técnicas projetivas para acessar o universo inconsciente dos consumidores.

Cliente oculto

Também conhecido como cliente espião ou misterioso, é uma técnica de pesquisa que permite avaliar situações vivenciadas no dia a dia das organizações, tais com o atendimento ao cliente, processo de venda, prestação de serviços, adequação às normas, procedimentos e fixação de treinamentos. Este procedimento pode ser realizado por clientes reais ou por profissionais treinados para interagir com o ambiente a ser monitorado.

Pesquisas por observação

Técnica que permite ao pesquisador observar o comportamento das pessoas em seu ambiente natural ou controlado. São registrados de forma sistemática os dados de comportamentos, fatos e ações. A observação pode ser participante (o pesquisador se insere no ambiente e interage com os informantes) ou não participante (o pesquisador apenas observa os informantes).

Etnografia

Pesquisa de origem antropológica, a Etnografia é uma técnica que consiste na imersão do pesquisador no ambiente pesquisado. Com foco na identificação dos significados e rituais socialmente compartilhados, a etnografia permite que o pesquisador investigue o mercado a partir do ponto de vista dos clientes em seu ambiente natural

Netnografia

A Cyber Cultura já uma realidade de mercado. A Netnografia é uma derivação da técnica etnográfica que consiste na imersão do pesquisador em ambientes virtuais para acessar o universo cultural, simbólico e ritualístico dos consumidores. Fazem parte relojes rolex imitacion desta técnica a aplicação de entrevistas eletrônicas, acompanhamento de conteúdos da WEB, participação em comunidades virtuais, redes sociais, dentre outras ações no âmbito da Internet.

Mapa Hierárquico de Valor(Laddering)

Também conhecida como Laddering, esta técnica de pesquisa qualitativa estabelece relações entre os atributos dos produtos, as expectativas dos consumidores e seus valores pessoais. Parte de níveis superficiais e concretos da consciência humana para chegar a níveis de abstração mais conceituais e profundos. É recomendada para auxiliar no planejamento de campanhas e posicionamento de marca.