Determinar os objetivos de pesquisas de mercado é fundamental para trazer informações que solucionam o problema.
É um processo interdependente que exige total coerência com a questão anterior, ou seja, com a definição do problema.
As questões básicas para determinar os objetivos de pesquisa são:
• Que informações são necessárias para resolver o problema em questão?
• Quais são as partes que, em conjunto, são capazes de responder ao problema da pesquisa?
A determinação dos objetivos de pesquisa pode ter origem na formulação de hipóteses sobre o problema definido. Hipóteses são suposições que podem ser confirmadas ou não pela pesquisa.
É prática comum em pesquisa de marketing determinar o objetivo primário (ou geral) e os objetivos secundários (ou específicos) da pesquisa.
O objetivo primário (ou geral) é aquele que responde à dúvida e soluciona o problema de pesquisa. Já os objetivos secundários (ou específicos) podem ser decorrentes das hipóteses ou dos temas específicos tratados pela pesquisa.
Portanto, são todas as informações que nos levarão a cumprir o objetivo primário, ou seja, ao realizarmos os objetivos secundários (ou específicos) estaremos também alcançando o objetivo primário. Na prática, quando uma empresa percebe a necessidade de uma pesquisa, o pesquisador irá aplicar um briefing com os envolvidos, para identificar qual é a real necessidade informacional e definir quais metodologias e técnicas de pesquisa serão empregadas.
Somente com o problema e os objetivos bem definidos pode-se partir para a próxima etapa da pesquisa: O Planejamento.