O ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR E A JORNADA DO CLIENTE

21/07/2020

fala sobre a importância de compreender o comportamento dos consumidores ou a jornada do cliente. Contudo, o que se nota na prática é que muitos profissionais de marketing têm dificuldades em estabelecer parâmetros para compreensão do fenômeno de consumo de modo adequado e coerente com as especificidades de cada mercado ou segmento de consumidores.

Como profissional e acadêmico de marketing, costumo destacar em minhas aulas, palestras e treinamentos a importância da compreensão do Envolvimento do Consumidor como elemento essencial para mapeamento de seus comportamentos de compra e consumo. De todas as teorias e variáveis que podem influenciar o processo de decisão e o modo como os consumidores se comportam, o envolvimento se apresenta como um divisor de águas, que contribui para estabelecer uma série de parâmetros sobre a jornada dos clientes.

O envolvimento representa o nível de importância que um determinado produto ou processo de decisão de compra assume para o consumidor. A discussão sobe o nível de envolvimento dos consumidores quando os estudiosos perceberam que, enquanto alguns comportamentos de compra eram decididos em segundos e partir de pouco esforço, outros demoram longos períodos e envolviam um nível de complexidade muito alto.

Amparados pelos estudos que analisavam as diferenças de processamento de informação existentes entre o hemisfério esquerdo e direito do cérebro, os estudiosos do comportamento do consumidor buscaram explicações para estes tipos antagônicos de comportamento de compra.

O lado direito do cérebro é responsável pelo processamento da informação não-verbal, eterna, pictória e holística. Já o lado esquerdo dedica-se ao processamento das atividades cognitivas, tais como a fala, a leitura.